Em seu mais de trinta anos de vida profissional e pública, o delegado Roberto Monteiro de Andrade Junior tem procurado viabilizar soluções que possam beneficiar a sociadade, por meio da participação ativa em importantes iniciativas de utilidade pública.
Ingressou em 1989 no Partido da Social Democracia – PSD, a convite do seu Presidente Nacional Deputado Nabi Abi Chedid.
Em virtude de uma fusão partidária em 2003, ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, acompanhando o Deputado Nabi Abi Chedid, que se tornou o presidente da legenda no Estado de São Paulo.
Passou a integrar em 2014 o Partido Solidariedade – SD, a convite de seu Presidente Nacional Paulo Pereira da Silva, o "Paulinho da Força", Deputado Federal.
Exerceu a função de Presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes da cidade de Socorro (COMEN), no biênio 1990/1991.
Participou, como membro efetivo, do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, de 1989 a 1992.
No período de 1989 a 1992, foi responsável pelo programa radiofônico denominado "Polícia em Ação", transmitido pela Rádio Nossa Senhora do Socorro (ZYK 667-AM), com o objetivo de noticiar fatos policiais relevantes e de prestar serviços de utilidade pública, sendo a respectiva dotação publicitária revertida em benefício do Fundo Social de Solidariedade do município de Socorro.
Colaborou semanalmente, de 1987 a 1992, com os Jornais "O Município" e "Tribuna Socorrense", ambos editados na cidade de Socorro, escrevendo artigos de interesse da população.
Integrou como membro permanente, de 1998 a 2000, o "Conselho da Cidade de Jacareí", órgão consultivo criado pelo Decreto nº 199/98, de lavra do Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Jacareí.
Criou com o apoio do Executivo Municipal, o serviço "DISQUE-DENÚNCIA 147" para o recebimento, por via telefônica, de denúncias anônimas da população joseense. Este novo serviço da Polícia Civil, que foi amplamente divulgado através de filmes publicitários (exibidos nas TVs Globo e Bandeirantes), em vinhetas de rádio, painéis outdoors e tiras em jornais de grande circulação, obteve grande sucesso junto aos habitantes do Vale do Paraíba, o que resultou no recebimento de milhares de denúncias.
Procedeu a completa readequação física e funcional do Ambulatório da Divisão de Prevenção e Apoio Assistencial – DPAA, bem como proporcionou a distribuição gratuita para todos os policiais civis, de medicamentos produzidos pela "Fundação para o Remédio Popular – FURP", no ano de 2005.
Viabilizou, em parceria com o Hospital do Servidor Público Estadual –HSPE (Projeto Prevenir), a realização da "PRIMEIRA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL", onde foram disponibilizadas importantes vacinas a todos os policiais civis, no ano de 2006.