Tradição de família
A vida pública de sua família sempre esteve fortemente ligada ao tradicional Vale do Paraíba e a cidade de Bariri, no centro-oeste paulista.
Seu pai foi delegado de polícia em várias cidades do Estado de São Paulo, onde também exerceu o magistério universitário.
Na década de 1960, quando delegado de polícia em Bariri, conheceu a professora Maria Elisabeth Fortunato Monteiro de Andrade, com quem se casou. Os trinta e cinco anos de casamento foram marcados por muito amor e carinho. O casal teve o filho único Roberto Monteiro de Andrade Junior.
Seu avô paterno, Joaquim Irineu de Andrade, era famacêutico e tinha como sua principal contribuição social a doação de remédios à população carente, foi ativista político de Getúlio Vargas e prefeito de Areias – SP.
Domingos Antonio Fortunato, produtor e comerciante de café, seu avô materno, foi prefeito de Bariri – SP por dois mandatos.
Seu tio avô, João Monteiro (médico), foi prefeito de Queluz – SP por seis vezes, um recorde regional. Outro seu tio avô, Euclydes Gabriel Corrêa (empresário), também foi prefeito de Bariri-SP.
Domingos Antonio Fortunato Junior (arquiteto), seu tio materno, igualmente foi prefeito de Bariri – SP, por dois mandatos.
Já Rubens Monteiro de Andrade (Procurador do Estado), seu único tio paterno, foi vereador em dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de São José do Barreiro – SP e, também, vereador em dois mandatos e Presidente da Câmara de Taubaté – SP.
Roberto Monteiro é casado com a empresária Giovanna Monteiro e tem três filhos.













