Filho de delegado, delegado é...

Roberto Monteiro de Andrade Junior nasceu em Guaratinguetá – SP, em 22 de dezembro de 1961, filho de Roberto Monteiro de Andrade, delegado de polícia, e de Maria Elisabeth Fortunato Monteiro de Andrade, professora.

Apesar de ser natural do Vale do Paraíba, passou a sua infância e juventude em Bariri – SP,
terra de sua família materna, onde residiu por muitos anos.

Seu destino profissional no universo jurídico já estava traçado em seu DNA, por sua tradição familiar, e foi enfatizado na frase “Filho de delegado, delegado é”, escrita por sua mãe no verso de uma foto sua dentro de uma viatura policial, quando tinha apenas nove meses de vida.

Tradição de família

A vida pública de sua família sempre esteve fortemente ligada ao tradicional Vale do Paraíba e a cidade de Bariri, no centro-oeste paulista.

Seu pai foi delegado de polícia em várias cidades do Estado de São Paulo, onde também exerceu o magistério universitário.


Na década de 1960, quando delegado de polícia em Bariri, conheceu a professora Maria Elisabeth Fortunato Monteiro de Andrade, com quem se casou. Os trinta e cinco anos de casamento foram marcados por muito amor e carinho. O casal teve o filho único Roberto Monteiro de Andrade Junior.


Seu avô paterno, Joaquim Irineu de Andrade, era famacêutico e tinha como sua principal contribuição social a doação de remédios à população carente, foi ativista político de Getúlio Vargas e prefeito de Areias – SP.

Domingos Antonio Fortunato, produtor e comerciante de café, seu avô materno, foi prefeito de Bariri – SP por dois mandatos.


Seu tio avô, João Monteiro (médico), foi prefeito de Queluz – SP por seis vezes, um recorde regional. Outro seu tio avô, Euclydes Gabriel Corrêa (empresário), também foi prefeito de Bariri-SP.

Domingos Antonio Fortunato Junior (arquiteto), seu tio materno, igualmente foi prefeito de Bariri – SP, por dois mandatos.


Já Rubens Monteiro de Andrade (Procurador do Estado), seu único tio paterno, foi vereador em dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de São José do Barreiro – SP e, também, vereador em dois mandatos e Presidente da Câmara de Taubaté – SP.


Roberto Monteiro é casado com a empresária Giovanna Monteiro e tem três filhos.

Betty Fortunato com Robertinho Monteiro em Bariri