No cumprimento de sua missão como Delegado de Polícia, Delegado Seccional de Polícia, Delegado Divisionário de Polícia e finalmente como Delegado de Polícia Diretor de Departamento, Roberto Monterio de Andrade Junior procedeu várias e importantes realizações, que são brevemente expostas a seguir.
Procedeu a completa restauração e readequação do prédio da Delegacia de Polícia da Estância de Lindóia, no ano de 1986.
Procedeu a completa restauração do prédio da Delegacia de Polícia da Estância de Socorro, no ano de 1988.
Procedeu a instalação do Setor de Perícias Médico-Legais da Estância de Socorro, com o apoio do Executivo Municipal, no ano de 1988.
Procedeu a instalação do 2º Distrito Policial de Jacupiranga (Jardim Botujuru), com o apoio do Executivo Municipal, no ano de 1993.
Procedeu a instalação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jacupiranga, com o apoio do Executivo Municipal, no ano de 1993.
Procedeu a instalação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Jacupiranga, com o apoio do Executivo Municipal, no ano de 1993.
Procedeu a instalação da Cadeia Pública Feminina de Pariquera-Açu, com o apoio do Executivo Municipal, no ano de 1993.
Procedeu a instalação dos Setor de Períciais Médico-Legais da Delegacia Seccional de Jacupiranga, no ano de 1994.
Procedeu a instalação da Delegacia de Polícia de Cajati em novo prédio, cedido pela Prefeitura Municipal da mesma cidade, no ano de 1994.
Iniciou a construção, com o apoio das Prefeituras Municipais de Barra do Turvo e de Cajati, do 1º Distrito Policial da Rodovia Régis Bittencourt, no ano de 1994.
Procedeu a instalação do 2º Distrito Policial de Jacareí em novo prédio, cedido pela Prefeitura Municipal da mesma cidade, no ano de 1996.
Procedeu a readequação física e funcional do Setor de Identificação da Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí, assim como a sua informatização, no ano de 1995.
Procedeu a informatização do Setor de Produtos Controlados da Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí, no ano de 1996.
Procedeu a completa reestruturação e reforma do Plantão Permanente da Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí, assim como a informatização da mesma unidade, no ano de 1996.
Procedeu a integral reestruturação e reforma do prédio que abriga o Primeiro Distrito Policial e a Cadeia Pública de Jacareí, no ano de 1996.
Procedeu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salesópolis, a restauração da Cadeia Pública da mesma urbe, no ano de 1996.
Procedeu a instalação do 3º Distrito Policial de Jacareí em novo prédio, cedido pela Prefeitura Municipal da mesma cidade, no ano de 1997.
Procedeu a instalação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Jacareí, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal da mesma cidade, no ano de 1999.
Procedeu a completa restauração do histórico prédio que abriga a Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí, cujo projeto é do renomado Engenheiro Euclydes da Cunha. A obra foi inaugurada pelo então Vice-Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, no ano de 1999.
Procedeu a completa reestruturação e também a informatização do Plantão Permanente de São José dos Campos, no ano de 2000.
Criou e informatizou o Plantão Permanente Sul de São José dos Campos, no ano de 2000.
Criou com o apoio do Executivo Municipal, o serviço "DISQUE-DENÚNCIA 147" para o recebimento, por via telefônica, de denúncias anônimas da população joseense. Este novo serviço da Polícia Civil, que foi amplamente divulgado através de filmes publicitários (exibidos nas TVs Globo e Bandeirantes), em vinhetas de rádio, painéis outdoors e tiras em jornais de grande circulação, obteve grande sucesso junto aos habitantes do Vale do Paraíba, o que resultou no recebimento de milhares de denúncias.
Procedeu a instalação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes de São José dos Campos (DISE) em novo prédio, cedido pela Prefeitura Municipal da mesma cidade, no ano de 2001.
Procedeu a instalação da Delegacia Seccional de Polícia de São José dos Campos em prédio próprio, mediante a completa remodelação e reforma da antiga sede do 7º Distrito Policial da mesma urbe, tudo com apoio do Executivo Municipal e de renomadas empresas da cidade, no ano de 2001.
Procedeu a construção do "Almoxarifado da Delegacia Seccional de Polícia de São José dos Campos", com o apoio do Executivo Municipal e de renomadas empresas da cidade, no ano de 2002.
Procedeu a instalação da "Delegacia de Policia Participativa de São José dos Campos", com o apoio do Executivo Municipal e de renomadas empresas da cidade, no ano de 2003.
Procedeu a completa readequação física e funcional do Ambulatório da Divisão de Prevenção e Apoio Assistencial – DPAA, bem como proporcionou a distribuição gratuita para todos os policiais civis, de medicamentos produzidos pela "Fundação para o Remédio Popular – FURP", no ano de 2005.
Viabilizou, em parceria com o Hospital do Servidor Público Estadual –HSPE (Projeto Prevenir), a realização da "PRIMEIRA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL", onde foram disponibilizadas importantes vacinas a todos os policiais civis, no ano de 2006.
Procedeu a reestruturação e reforma da sede da Divisão de Portos, Aeroportos, Proteção ao Turista e Dignitários, em prédio histórico que abrigou o "Banco de São Paulo", no ano de 2007.
Procedeu a instalação da Delegacia de Polícia de Proteção a Autoridades, Dignitários e Representantes Consulares, em nova sede localizada no prédio que abrigou o "Banco de São Paulo", no ano de 2007.
Procedeu a instalação da Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista – DEATUR em nova sede, localizada na Avenida São Luiz, centro de São Paulo, no ano de 2008.
Consumou como Delegado de Policia Diretor do Departamento de Inteligência - DIPOL, a aquisição do Data Center da Policia Civil, no ano de 2009.
Consumou como Delegado de Policia Diretor do Departamento de Inteligência – DIPOL, a aquisição de 15.000 mil computadores e respectivos periféricos da empresa LENOVO, para utilização em todas as unidades da Policia Civil, no ano de 2009.