Em sua trajetória na área da segurança pública do Estado de São Paulo, Roberto Monteiro de Andrade Junior recebeu sucessivas promoções por merecimento, até chegar a Delegado de Polícia de Classe Especial, o último patamar da carreira, com apenas trinta e oito anos de idade, o mais jovem da história da polícia civil paulista.
Atualmente continua exercendo as funcões de Delegado de Polícia de Classe Especial em São Paulo.
Recebeu em 1989, do "Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt – IIRGD", o "diploma de gratidão".
Recebeu do 14º Batalhão da Polícia Militar do Interior - Registro, no ano de 1995, o "diploma de amigo da Polícia Militar".
Recebeu do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, após manifestação favorável do Egrégio Conselho da Polícia Civil, o "Elogio" constante da Portaria DGP – 34, de 23 de setembro de 1996.
Recebeu da Câmara Municipal de São José dos Campos, o título de "Cidadão Joseense", por força do Decreto nº 38/2000, de 14 de dezembro de 2000.
Recebeu no ano de 2001, o título de "Dez Mais 2001" em evento promovido pelo "Jornal Valeparaibano".
Recebeu do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, após manifestação favorável do Egrégio Conselho da Polícia Civil, o "Elogio" constante da Portaria DGP –27, de 11 de novembro de 2001.
Recebeu do Exmo. Sr. Presidente da República dos Estados Unidos da América, Sr. George W. Bush, elogio constante de ofício elaborado na "The White House - Washington", pelo ótimo desempenho profissional quando da visita do referido Chefe de Estado ao Brasil, no ano de 2007.
Recebeu do Exmo. Sr. General de Divisão João Carlos Vilela Morgado, Comandante da 2ª Divisão de Exército, elogio formal pelo prestimoso desempenho profissional durante a visita ao Brasil, de Sua Santidade o Papa Bento XVI, no ano de 2007.