Em sua trajetória na área da segurança pública do Estado de São Paulo, Roberto Monteiro de Andrade Junior recebeu sucessivas promoções por merecimento, até chegar a Delegado de Polícia de Classe Especial, o último patamar da carreira, com apenas trinta e oito anos de idade, o mais jovem da história da polícia civil paulista.
Atualmente continua exercendo as funções de Delegado de Polícia de Classe Especial em São Paulo.
Exerceu durante dois anos a advocacia (OAB/SP 73226), nas áreas do Direito Civil e Penal, tendo deixado esta atividade devido à aprovação em concurso público para Delegado de Polícia.
Foi nomeado para exercer o cargo de Delegado de Polícia de 5ª classe, por Decreto de lavra do Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, datado de
19 de agosto de 1986.
Foi designado, em 26 de agosto de 1986 para exercer as funções de seu cargo na Delegacia de Polícia da Estância de Lindóia.
Foi promovido, por merecimento, para Delegado de Polícia de 4ª Classe, em
24 de dezembro de 1986.
Foi transferido, a pedido, para a Delegacia de Polícia da Estância de Socorro, em
29 de janeiro de 1987.
Foi promovido, por merecimento, para Delegado de Polícia de 3ª Classe, em 10 de março de 1989, permanecendo na Delegacia de Polícia da Estância de Socorro, devido à reclassificação da unidade policial em 3ª Classe.
Foi promovido, por merecimento, para Delegado de Polícia de 2ª classe, em
15 de janeiro de 1992, permanecendo na Delegacia de Polícia da Estância de Socorro, em razão da reclassificação da unidade policial em 2ª Classe.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 8 de outubro de 1992, comissionado em 1ª classe e, ato contínuo, designado, a pedido, para exercer o cargo de Delegado Seccional de Polícia de Jacupiranga.
Foi promovido, por merecimento, para Delegado de Polícia de 1ª Classe, em
18 de maio de 1994, permanecendo até 03 de maio de 1995 na Delegacia Seccional de Polícia de Jacupiranga.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 04 de maio de 1995, designado, a pedido, para exercer o cargo de Del. Seccional de Polícia de Jacareí.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi designado 09 de junho de 1999, para exercer o cargo de Delegado Seccional de Polícia de São José dos Campos.
Foi promovido, por merecimento, para Delegado de Polícia de Classe Especial, em 08 de agosto de 2000, permanecendo na Delegacia Seccional de Polícia de São José dos Campos, no exercício do cargo de Delegado Seccional de Polícia.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 22 de novembro de 2003, designado, a pedido, para exercer o cargo de Delegado Divisionário de Polícia, da Divisão de Prevenção e Apoio Assistencial, do Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil – DAP, em São Paulo.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 04 de janeiro de 2007, designado para exercer o cargo de Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Portos, Aeroportos, Proteção ao Turista e Dignitários, do Departamento de Identificação e Registros Diversos – DIRD.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 25 de setembro de 2008, designado para exercer as funções de seu cargo no Departamento de Polícia Judiciária da Capital – DECAP.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 07 de abril de 2009, designado para exercer o cargo de Delegado Divisionário de Polícia da Assistência Policial do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 27 de maio de 2009, designado para exercer o cargo de Delegado Divisionário de Polícia da Assistência Policial do Departamento de Inteligência da Polícia Civil – DIPOL.
Por ato do Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, foi em
27 de agosto de 2009, designado para exercer o cargo de Delegado de Policia Diretor do Departamento de Inteligência da Policia Civil – DIPOL, passando a integrar como Conselheiro o Egrégio Conselho da Policia Civil.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Policia, foi em 07 de janeiro de 2010, designado para o cargo de Delegado de Policia Assistente da Delegacia Geral de Policia Adjunta - DGPAD.
Por ato do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, foi em 30 de setembro de 2011, designado para o exercer o cargo de Delegado de Polícia Divisionário da Divisão de Prevenção e Apoio Assistencial – DPAA, do Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil – DAP.